• Suvaco do Cristo, Carrossel de Emoções e outros 30 blocos reúnem milhares de foliões neste domingo de pré-Carnaval
Publicado em 12/02/2023 - 15:30  |  Atualizado em 10/03/2023 - 15:36

Folia teve cortejos do Cordão do Boitatá, Gigantes da Lira, Fogo e Paixão e Banda da Barra, entre outros desfiles

Na contagem regressiva para os quatro dias mais esperados do ano, turistas e foliões do Rio voltaram às ruas neste domingo de pré-Carnaval (12/2),  para acompanhar a “festa da retomada’’, termo que vem sendo utilizado pelos organizadores dos cortejos para definir a festa após dois anos de pandemia.  Antes mesmo de começar oficialmente, o Carnaval da Democracia tem reunido milhares de foliões. Neste domingo, a animação ficou por conta de diversos desfiles espalhados pela cidade, com destaque para o Suvaco do Cristo (Jardim Botânico), Cordão do Boitatá (Centro), Gigantes da Lira (Laranjeiras), Banda da Barra (Barra da Tijuca) e Carrossel de Emoções, terceiro megabloco do circuito oficial autorizado pela Prefeitura a desfilar no Centro.

O megabloco fez o público ferver logo pela manhã. Com um desfile totalmente dedicado à cantora Preta Gil, que precisou cancelar o cortejo do seu bloco por conta de um tratamento de combate ao câncer, o Carrossel teve participações especiais da cantora Pocah e do ator Tiago Abravanel

A alguns metros dali, no Largo de São Francisco, o Bloco Fogo & Paixão celebrou o “Reencontro da paixão” ,tema do desfile deste ano. Os batuqueiros do bloco brega, que há 13 anos alegra os carnavais no famoso largo do Centro, fizeram a festa dos foliões, numa manhã de abraços e purpurina reunindo milhares de pessoas. No repertório, Gal Costa, Marília Mendonça, Luiz Caldas, Raça Negra, João Gomes e Gloria Groove, entre outros

Reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, o Cordão do Boitatá também fez o seu cortejo com um balé colorido, alas de estandartes, pernas de pau e baianas, que se misturavam a foliões caracterizados de palhaços, pierrôs, melindrosas e tigresas, um show de brilho e fantasias. No som, sambas, afoxés, maxixes, ijexás e canções do repertório de compositores como Moacir Santos e Pixinguinha. Formada por 100 integrantes, muitos deles profissionais de orquestras sinfônicas e de escolas de samba, a orquestra do Boitatá promove o encontro destes profissionais com jovens músicos do Morro da Serrinha e do Morro dos Macacos.

A Riotur é a empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, e tem como finalidade incrementar o desenvolvimento das atividades turísticas da cidade, através de estudos e programas específicos, além de promover eventos de atração turística e executar uma política comercial geradora de recursos. Através da Riotur, a cidade promove o Carnaval  e o Réveillon.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 02
    Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
    CEP: 20211-178

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:

Janine Leite

Edu Carvalho

Telefone: (21) 2088-0009 / 2088-0010

ascom.riotur@gmail.com

• OUVIDORIA – DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21. Atendimento em inglês, francês e espanhol.

OUVIDORA:
    Vera Almeida