• Rio 457 anos: circuito gastronômico vai celebrar a carioquice no aniversário da cidade
Publicado em 25/02/2022 - 16:10  |  Atualizado em 08/03/2022 - 16:21

Para comemorar os 457 anos da cidade, a Prefeitura, por meio da Riotur, vai celebrar uma das mais fortes características do Rio: a gastronomia carioca. Bares e restaurantes foram convidados a desenvolver um prato, sobremesa ou petisco inspirado na cidade, que agora fazem parte do Circuito Delícias do Rio.

Os pratos estarão nos cardápios dos estabelecimentos do Circuito durante todo o mês de março, e a ideia é que esaa se torne uma agenda anual da cidade, valorizando a nossa gastronomia. São 200 locais, entre quiosques da orla, restaurantes de hotéis e bares e restaurantes dos 23 polos gastronômicos participantes da ação, como o de Santa Teresa, Baixo Gávea, Largo de Benfica ou da Região Portuária.

A iniciativa conta com a parceria da Coordenadoria Executiva de Diálogos Setoriais (CEDI-Segovi); da OrlaRio, concessionária dos quiosques da orla; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio (HotéisRio).

Os pratos agradam diferentes gostos e bolsos: o mais barato, por R$ 5, é a unidade do bolinho de bacalhau do bar Nova Esperança, no Centro, enquanto o mais caro é a paleta de cordeiro do rodízio da Churrascaria Palace, em Copacabana, por R$ 189.

Além de estarem espalhados por toda a cidade, como o Risoni ao Siciliano, no Aslan Café e Bistrô, na Ilha, a feijoada vegana do Vegan Vegan, em Botafogo, o pão de alho Du Cara, na Penha, ou o clássico filé à Oswaldo Aranha do Novotel do Santo Cristo, as criações dos restaurantes traduzem ainda diferentes tipos de experiência: de chinelo ou pé na areia, o quiosque Gosto de Mar, em Copacabana, serve a lagosta imperial; se a ideia for se arrumar para um restaurante mais chique, o Picadinho do Copa, no restaurante Pérgula, no Copacabana Palace, é uma opção; mas se a pegada for um botequim tradicional, o trio de petiscos do bar Mangue Seco, na Rua do Lavradio, é a pedida.

– O Rio é uma metrópole marcada por sua multiplicidade cultural. Traduzir esta pluralidade em um prato que seja a cara da cidade não é uma missão fácil, mas este desafio é o que confere ainda mais sabor a esta iniciativa. Por meio do “Delícias do Rio”, queremos fortalecer e encorajar a nossa gastronomia local e mostrar seu lugar fundamental na identidade carioca – afirmou Marcelo Calero, secretário municipal de Governo e Integridade (Segovi).

– A Cidade do Rio além de ser maravilhosa é deliciosa e, por meio da 1ª edição do Delícias do Rio, inspirada nos cariocas, celebramos o aniversário do Rio com um maravilhoso roteiro gastronômico para todos os gostos e preços! Um verdadeiro festival de delícias! A gastronomia da cidade merece destaque e atenção. Temos opções variadas, celebradas, magníficas! São experiências que situam o Rio num roteiro gastronômico tal qual grandes cidades espalhadas ao redor do mundo. E é isso que queremos, dizer para o carioca e para os turistas que temos a oferecer um paladar de primazia. E, no mês de aniversário da cidade, a gastronomia é uma âncora para o turismo – celebra a presidente da Riotur, Daniela maia.

A lista completa com os estabelecimentos participantes está disponível AQUI.

A Riotur é a empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, e tem como finalidade incrementar o desenvolvimento das atividades turísticas da cidade, através de estudos e programas específicos, além de promover eventos de atração turística e executar uma política comercial geradora de recursos. Através da Riotur, a cidade promove o Carnaval  e o Réveillon.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 02
    Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
    CEP: 20211-178

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:

Janine Leite

Edu Carvalho

Telefone: (21) 2088-0009 / 2088-0010

ascom.riotur@gmail.com

• OUVIDORIA – DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21. Atendimento em inglês, francês e espanhol.

OUVIDORA:
    Vera Almeida