Fim de semana pré-carnaval leva milhares de foliões às ruas do Rio de Janeiro

• Fim de semana pré-carnaval leva milhares de foliões às ruas do Rio de Janeiro
Publicado em 05/02/2024 - 17:56  |  Atualizado
Folia para todos gostos: blocos de rua do Rio atraem multidão neste domingo. Foto: Alexandre Macieira / Riotur
Neste domingo, os blocos de rua do Rio deram mais um show de empolgação para felicidade de cariocas e turistas que curtem o Carnaval. Foliões se divertiram em meio a diferentes ritmos e estilos na maior festa a céu aberto da cidade. Desde cedo, o Cordão do Boitatá, que comemora 28 carnavais, encantou milhares de pessoas na rua da Assembleia, no Centro, comandados pelos cem multi-instrumentistas da orquestra. Com direito a dançar ao som de ‘Coisa nº 4’, do maestro Moacir Santos, e do ‘O Trenzinho do Caipira’, de Heitor Villa-Lobos.

Tendo a originalidade como característica, o Boitatá desfilou com o seu símbolo, uma cobra de fogo gigante feita artesanalmente. Na ala das baianas, próximo à serpente, Pixinguinha, personificado em mamulengo, abençoou o cordão, seguido de estandartes homenageando figuras da música popular brasileira. “Acho o Boitatá criativo, emocionante, uma manifestação cultural muito rica”, afirma Suelen Manicure, personagem que desfila pelas ruas do Rio há 8 anos, oferecendo serviços de manicure durante o desfile.

Bem próximo dali, na rua Primeiro de Março, o bloco da Favorita animou os foliões também pela manhã. Em cima do trio elétrico, a atriz e rainha de bateria da Grande Rio e do cordão da Bola Preta, Paolla Oliveira, brilhou no comando da festa, fazendo sua estreia na Favorita como apresentadora: “Já amava o bloco e participo há um bom tempo em São Paulo. Mas é a primeira vez no Rio”, comenta Paolla.

Outro destaque foi DJ Pedro Sampaio que, vestido como a eterna rainha dos baixinhos, Xuxa,  cantou seus inúmeros sucessos, acompanhado de dançarinas usando modelitos à moda Paquitas. Em um dos momentos mais emocionantes do desfile, o bloco prestou homenagem à cantora Preta Gil, e Feyjão, um dos convidados, cantou ‘Sinais de Fogo’, um dos maiores sucessos da cantora.

Também no Centro da cidade, no Largo de São Francisco de Paula, a folia ficou por conta da “sofrência”, com o toque especial de xote, frevo e maracatu. Uma mistura que, todos os anos, atrai apaixonados pelo brega-romântico do bloco Fogo & Paixão. E, desta vez, com um “plus”: Gretchen, a rainha do bumbum, agitou a galera ao som de ‘Freak le boom boom’ e outros sucessos mais.

O bloco, que  comemorou seu 14º aniversário, já teve o cantor Wando como padrinho, e o samba enredo foi bem apropriado: ‘Brega é pra Brylhar’, inspirado na canção ‘Gente’, de Caetano Veloso. “Proporcionamos um verdadeiro festival de música brega. O brega, como dizem, cura onde dói”, relata Mariana Guedes, cantora do Fogão & Paixão.

Saindo do Centro para a Zona Sul, o que ecoou pelas ruas do bairro Jardim Botânico no desfile do Suvaco de Cristo foi a frase “Saúde não se vende, loucura não se prende”, refrão  de um dos sambas mais famosos do bloco, resgatado para este ano. O enredo é uma crítica a posturas diante de pessoas com problemas relacionados à saúde mental e também ao sistema de saúde.

A ritmista Iracy Azevedo adorou o samba desse ano: “Não se cure além da conta, gente curada demais é gente chata” A frase da médica psiquiatra brasileira Nise da Silveira foi citada por ela. “É como um mantra para mim. Por isso, me cuido só um pouquinho”, se diverte a foliã.

Emocionado, o cantor Willian Vorhees, há 11 anos puxando o trio do Suvaco de Cristo, deu uma notícia aos foliões. “Esse é o nosso penúltimo desfile, pois em 2026 encerraremos as atividades do bloco. Por isso, eu quero ver muita  animação hoje aqui.”

Agenda de blocos

Para conferir a agenda completa dos blocos, incluindo data, horário e percurso, basta baixar o aplicativo Blocos Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e opera por geolocalização.