Festa dos megablocos começa no domingo, num fim de semana de muita folia

• Festa dos megablocos começa no domingo, num fim de semana de muita folia
Publicado em 04/02/2023 - 15:15  |  Atualizado em 10/03/2023 - 15:19

Da Zona Norte à Zona Sul, desfiles de mais de 30 blocos, ensaios técnicos no Sambódromo, feirinhas e até Carnaval no Museu animam o Rio

O pré-carnaval na cidade está cheio de atrações neste fim de semana. Os megablocos abrem a programação no Centro do Rio no domingo, às 8h, com o Bloco da Lexa, que promete arrastar 500 mil foliões pela Avenida Presidente Antônio Carlos em sua estreia no Carnaval carioca.

Por toda a cidade, blocos de variados tamanhos e perfis estarão nas ruas a partir das 7h. Quem quiser curtir a folia vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa, com 8 postos médicos, 220 ambulâncias e   34 mil equipamentos sanitários, entre banheiros químicos e mictórios, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs).

Neste sábado, dia 4,  estarão nas ruas os blocos Calma Amor (Irajá);  Carnavraaau (Saúde);  Gordelícia, (Piedade);  Bloco H Romeu Pinto, (Realengo);  Vou Treinar e Já Volto e  Bloco Carnavalesco Nem Muda Nem Sai de Cima (Tijuca);  Minha Raiz (Maracanã); Panela Preta de Curicica (Curicica); CarnaEco (Barra da Tijuca); Cordão do Prata Preta (Gamboa); Desliga da Justiça, Lambabloco e Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária (Centro); Fala Meu Louro (Santo Cristo); GB Bloco e  Imprensa Que Eu Gamo (Laranjeiras); Mistura de Santa (Santa Teresa); Seu Kuka é do Grajaú (Grajaú) e  Spanta Neném (Lagoa).

No domingo, dia 5, a animação nos bairros fica por conta dos blocos Amigos da Barra (Barra da Tijuca); Associação Bloco Carnavalesco Coração Das Meninas (Gamboa); Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Unidos do Rego Barros e BC independente do Morro do Pinto (Santo Cristo); Bloco Cultural do Jiló (Tijuca); Bigodinho Esticado (Méier); Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade (Piedade): Chá da Alice (Centro) e Chinelo de Dedo (Centro); Bloco das Gambas (Rio Comprido ); Foliões do Rio (Jardim Guanabara), e  Bloco Se Cair Eu Como, na Freguesia, (Ilha do Governador); Me Esquece (Jardim Botânico); Vira Lata (São Conrado); Bloquen (Flamengo); Carnaval e Bloco Folia do Largo do Sapé (Bento Ribeiro); Ensaio Técnico do Multibloco (Lapa); Mini Seres do Mar (Laranjeiras) e o Piratas Ordinários (Saúde).

Também no domingo, as agremiações que compõem o Grupo Mirim das Escolas de Samba estarão com seus componentes e todos os segmentos no Sambódromo, dando uma mostra do que farão na grande festa de encerramento dos desfiles da terça-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro.

Dezesseis escolas estarão representadas, com casais de mestres-sala e porta-bandeiras, passistas, baianinhas e bateria formada por ritmistas da Nova Geração da Estácio de Sá, além de alunos da Escola de Percussão de Mestre Chuvisco.

Quatro escolas da Série Ouro e duas do Grupo Especial fazem os últimos acertos no Sambódromo antes dos desfiles oficiais. Em Cima da Hora, Império da Tijuca, Acadêmicos de Niterói e São Clemente farão ensaios técnicos no sábado, a partir das 19h30. Dia 5, domingo, é a vez de Salgueiro e Portela, a partir das 20h30.

A Riotur é a empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, e tem como finalidade incrementar o desenvolvimento das atividades turísticas da cidade, através de estudos e programas específicos, além de promover eventos de atração turística e executar uma política comercial geradora de recursos. Através da Riotur, a cidade promove o Carnaval  e o Réveillon.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 02
    Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
    CEP: 20211-178

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:

Janine Leite

Edu Carvalho

Telefone: (21) 2088-0009 / 2088-0010

ascom.riotur@gmail.com

• OUVIDORIA – DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21. Atendimento em inglês, francês e espanhol.

OUVIDORA:
    Vera Almeida