A programação da semana no Carnaval da Democracia

Publicado em 26/01/2023 - 18:33  |  Atualizado em 26/01/2023 - 18:34

Além dos blocos e dos ensaios, exposições, peças teatrais, shows e eventos infantis animam a temporada pré-carnavalesca na cidade

As semanas que antecedem o Carnaval no Rio são pura animação. Antes mesmo da folia oficial, não faltam opções de blocos e ensaios de escolas de samba por toda a cidade. E este ano a festa popular mais importante do calendário do Rio mudou para melhor: é o Carnaval da Democracia, com atrações para todos os gostos e públicos.

Entre os dias 26 e 29, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio recebe mais uma mostra para a série de exposições em cartaz.  “O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni. O material da mostra reúne 50 painéis fotográficos de grande porte, nos quais o artista retrata personagens usando técnicas monocromáticas com as cores das escolas de samba. Durante o evento será apresentado também o Carnaval Summit, série de painéis de discussão abordando temáticas da mobilização cultural, social e econômica do Carnaval do Rio. Mais informações em https://mam.rio/.

No circuito pré-carnavalesco estão previstos desfiles de 7 blocos neste fim de semana. Animarão a cidade no sábado, dia 28, 20 de Ouro do Mestre Odilon, em Zumbi, na Zona Norte; Chame Gente, em São Conrado, Zona Sul; Soul da Gema, na Barra da Tijuca, Zona Oeste e Seu Kuka É do Grajaú. Já no domingo, dia 29, desfilam o Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade, Piedade, Zona Norte; Bloco Me Chama, na Barra; e o Só Caminha, no Humaitá, Zona Sul.

Domingo também é dia de ensaio técnico das Escolas de Samba do Grupo Especial no Sambódromo. Mocidade Independente de Padre Miguel e Estação Primeira de Mangueira farão ensaios às 20h30 e 22h, respectivamente. O acesso à Passarela do Samba será feito pela Rua Benedito Hipólito, portões 1 e 2. E o metrô vai funcionar até a meia-noite.

Além do Carnaval, a cidade se preparou para dar o melhor aos moradores e receber turistas de todos os lugares do mundo. Por todo o Rio, não faltam opções de lazer gratuitas ou com preços mais acessíveis. A programação extra-folia inclui shows, exposições, feiras e espetáculos abertos ao público. Tem muita coisa boa para se fazer.

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a exposição do artista carioca Walter Firmo reúne 266 fotografias. A mostra faz um panorama de mais de setenta anos de trajetória do fotógrafo, desde o início da carreira, em 1950. As fotos retratam a população e a cultura negras de diversas regiões do país, revelando ritos, festas populares e religiosas, personagens e cenas cotidianas. A entrada é gratuita. O CCBB ccbbrio@bb.com.br fica na Rua Primeiro de Março, no Centro.

Crianças e adolescentes também têm diversão garantida até o fim do mês. Os museus do Amanhã, Histórico da Cidade e da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) reúnem atrações gratuitas para crianças de diversas idades, a maioria sem necessidade de inscrição. Haverá apresentações artísticas, oficinas e brincadeiras. Além disso, seis colônias de férias, também de graça, chegam às zonas Norte e Oeste do Rio, entre 23 e 27 de janeiro, nas lonas, arenas e areninhas municipais. Destaque para a Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré, que terá “piscinaço”, “pipaço” e visita ao Forte de Copacabana. Mais informações estão disponíveis em @lonadamare. Programe-se e boa diversão!

Mais atrações entre os dias 23 e 29 de janeiro estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura do Rio: @cultura_rio.

Fotos: Fernando Maia/Riotur