• Com mais de 40 desfiles pelo Rio, Sábado de Carnaval tem Cordão da Bola Preta, Banda de Ipanema e Amigos da Onça, entre outros
Publicado em 18/02/2023 - 15:40  |  Atualizado em 10/03/2023 - 15:44

Após dois anos de pandemia, o humor, a irreverência e a exaltação à vida deram o tom dos enredos dos cortejos no Carnaval da Democracia

Mais de 40 blocos, espalhados por toda a cidade, animaram este Sábado de Carnaval, 18/02, segundo dia oficial de folia nas ruas do Rio. A irreverência, a comemoração pela retomada após 2 anos, a exaltação do Carnaval da Democracia e a celebração pela vida e pelo fim da pandemia deram o tom dos festejos na maioria dos cortejos que tomaram as ruas da cidade, arrastando milhares de foliões.

Além do Cordão da Bola Preta (Centro), quarto megabloco do circuito oficial da Prefeitura a desfilar neste Carnaval, destacam-se, dentre os desfiles deste sábado, os dos blocos Amigos da Onça (Flamengo); Beco do Rato (Lapa); Barbas (Botafogo); Banda de Ipanema (Ipanema), Terreirada (São Cristóvão), Empolga às 9 (Copacabana) e Escangalha (Jardim Botânico).

O Terreirada mais uma vez apresentou o seu show de música regional e brasilidade. No gramado da Quinta da Boa Vista, o bloco exaltou a democracia e celebrou a vida com a performance de cerca de 60 pernaltas ao som de “Sujeito de sorte”, do cantor e compositor Belchior. No desfile, foram homenageados nomes como os da ex-vereadora Marielle Franco, do educador Paulo Freire, do jornalista britânico Dom Phillips e da psiquiatra Nise da Silveira, entre outros.

Composições  de Gil, Caetano, Lulu Santos, Banda Eva, O Rappa e Baiana System, entre muitos outros artistas da música popular  brasileira, animaram o cortejo do Bloco Amigos da Onça no Aterro do Flamengo. Entre foliões vestidos de feras,  personagens com fantasias estilizadas, dançarinos e dezenas de pernas de pau, o público do bloco, estimado em 20 mil pessoas pelos organizadores, comandou um show de coreografias e performances ao som da banda, que entoava, além dos hits, composições autorais divertidas.

Quem quiser curtir a folia nas ruas da cidade este ano vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões para este ano é de cinco milhões de pessoas.  Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020. Destes, a metade com equipes da prefeitura e o restante de equipes privadas contratadas pela Dream Factory.